O Epicurista Portuense

A minha foto
Um Blog de prazeres profundos, mesmo que por vezes muito simples...

sábado, 21 de janeiro de 2012

ANSIÃES> TASQUINHO> Café ESTRELA DA MANHÃ





O Café Estrela da Manhã mora no lugar do Pinheiro da freguesia de Candemil, em Ansiães. Parece difícil à primeira vista, mas mais fácil de chegar é mesmo difícil. Saindo do Porto, percorremos a A4, e quando começamos a subir o Marão, depois de passar Amarante, existe uma saída para Ansiães. Virando à direita andamos cerca de 1 km e do nosso lado direito aparece este templo de boa comida.
O ambiente é de um tradicional café de aldeia, onde os mais velhos jogam dominó ou a sueca, e na sala ao lado assentamos arrais, numa mesa com bancos corridos, patroneada pelo simpático e atencioso senhor Jaime.
EPICURO ME CONFESSO****
Ainda de pé à volta da mesa, vieram uns quantos enchidos, desde o presunto ao chouriço da zona, com pão de Pedornelo. Quando nos sentamos, umas cebolilhas em vinho verde passearam-se sobre a mesa, com um vinho verde tinto de Vila Garcia, bebido em malga, a acompanhar.
Passada a entrada, mas continuando com o mesmo verde, começamos com uma assadura, que mais não era que umas febras em vinha de alhos, em ponto de rebuçado para enchimento de salpicões. Depois, e para acamar, veio uma posta de novilho, alta e bem grelhada, com umas couves da terra a acompanhar.
Com o café bebemos um xiripiti de aguardente de vinho verde da Adega Cooperativa de Amarante.
A conta final ficou-se por uns (decididos a olho) 10€ “por cabeça”. J
Este é um ponto de paragem obrigatória para quem a caminho de Vila Real queira comer muito bem a um preço simbólico. Bem-haja este nosso Portugal profundo e verdadeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário